quarta-feira, 31 de maio de 2017

Bodhichitta é a verdade essencial, universal.

Bodhichitta é a verdade essencial, universal.

Por Lama Tubten Yeshe
de Ensinamentos do Budismo Tibetano.

Esse pensamento puríssimo é o desejo e a vontade de levar todos os seres sensíveis à realização do seu mais elevado potencial: a iluminação.
O bodhisattva vê a natureza cristalina que há em cada um de nós e, ao reconhecer a beleza do potencial humano, sempre demonstra respeito.
Para a mente rude, seres humanos são como ervas, algo para ser usado. "Ah, ele não significa nada para mim. Os seres humanos não representam nada para mim."
Todos tentamos nos aproveitar dos outros, tirar proveito em causa própria. O mundo inteiro está construído sobre o apego. Países grandes oprimem países pequenos, crianças maiores roubam balas de crianças menores, maridos aproveitam-se de suas mulheres. Torno-me amigo de alguém porque essa pessoa talvez me seja útil. O mesmo acontece com o resto do mundo. Namorados, namoradas; todos querem alguma coisa.

O desejo de fazer amigos apenas para ajudá-los é extremamente raro, contudo, muito valioso. Buda explicou que mesmo um único instante de pensamento da mente dedicada à iluminação em favor dos outros pode destruir o karma negativo de cem mil existências.
O apego nos toma medíocres e incomodados. Mas basta um pouco do calor de bodhichitta para aquecer-nos e acalmar o coração.
Bodhichitta é uma solução poderosa, é a energia atômica que destrói o reino do apego.
Bodhichitta não é o amor emocional. Ao compreender a natureza relativa dos seres sensíveis e o seu destino mais elevado, e ao desenvolver a disposição de conduzir todos os seres rumo a esse estado de iluminação, a mente é preenchida com um amor nascido da sabedoria, não da emoção.
Bodhichitta não é parcial. Onde quer que você vá com bodhichitta, ao encontrar pessoas. sejam elas ricas ou pobres, negras ou brancas, sentir-se-á bem e poderá comunicar-se com elas.
Temos uma idéia fixa: a vida é deste jeito ou daquele jeito. "Isto é bom. Isto é mau." Não compreendemos os diferentes aspectos da condição humana. Mas, tendo presente esse incrível pensamento universal, a nossa mente estreita desaparece imediatamente. t tão simples; temos espaço e a vida fica mais fácil.
Por exemplo, alguém olha para nós, para a nossa casa, para o nosso jardim, e ficamos preocupados. Somos tão inseguros e mesquinhos de coração! Somos arrogantes. "Não olhe para mim." Mas com bodhichitta há espaço. Quando alguém olhar, simplesmente diremos: "Pois bem. Estão olhando para mim. Mas não faz mal!" Compreendem? Em vez de se preocuparem acharão que está tudo bem.
Bodhichitta é o agente tóxico que nos entorpece contra a dor e nos enche de alegria.
Bodhichitta é a alquimia que transforma todas as ações em bem para os outros.
Bodhichitta é a nuvem que descarrega uma chuva de energia positiva que alimenta as coisas que crescem.
Bodhichitta não é doutrina. É um estado de espírito. Essa experiência interior é completamente individual. Por isso, como podemos ver quem é um bodhisattva e quem não é? Como podemos ver a mente que tem auto-estima?
Se nos sentirmos inseguros, projetaremos esse sentimento negativo sobre os outros.
Precisamos do mais puro e íntimo pensamento de bodhichitta; onde quer que vamos, ele tomará conta de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário