segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

COMO AGIR EM MEIO À IMPERMANÊNCIA DAS COISAS?



Como agir em meio à impermanência das coisas?

Precisamos da capacidade de recriar o mundo, de reconstruir as coisas numa direção melhor. Essa oportunidade nós sempre temos.



Lama Padma Samten: As pessoas que estão sendo atingidas em meio à impermanência, às mudanças, deveriam pensar como elas podem se engajar em outras atividades, onde elas possam gerar mais benefícios. Porque quando estamos sendo atingidos pelo movimento da impermanência e quando o tempo vem e se esgota nas coisas que estamos fazendo e as dificuldades se ampliam, nós precisamos de Visão para encontrar outras alternativas mais apropriadas.

.

Esse é o momento no qual nós precisamos das cinco sabedoras, que são na verdade seis.



A 1ª das sabedorias é não se queixar do que está acontecendo mas imaginar que aquilo mesmo encerra oportunidades para fazermos transições importantes.


 A 2ª é entender os outros seres que estão envolvidos a partir do mundo deles, e não a partir do nosso mundo.



A 3ª é entender que quando trazemos benefícios aos outros surge uma energia extra em nós, surge uma felicidade dentro de nós e a gente deveria viver a partir dessa felicidade.



A 4ª é não desperdiçar o tempo, não se engajar em coisas inúteis.



A 5ª é evitar trazer sofrimento aos outros seres e aprender a absorver as negatividades, quando elas surgem sobre nós.



A 6ª é sermos capazes de entender que tudo isso é como se fosse um jogo, a nossa natureza está livre disso, nós já entramos em outros diferentes jogos em outros momentos de dificuldade.



Então, quando nós somos derrotados, temos uma sensação de derrota por um tempo, mas essa sensação de derrota é inútil, porque a essência de nós mesmos é a capacidade de criarmos coisas positivas. Então a gente se levanta da derrota, esquece a derrota, aprende e esquece a circunstância anterior. Precisamos da capacidade de recriar o mundo, de reconstruir as coisas numa direção melhor. Essa oportunidade nós sempre temos. Está sempre disponível.

Fonte: www.cebb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário