quinta-feira, 10 de novembro de 2016

AS TRÊS JÓIAS BUDISTAS


AS TRÊS JÓIAS BUDISTAS
Dharma e Sangha, comecemos com elas então:
Tomando refúgio ou se apoiando nas Três Jóias (em sânscrito, Triratna) o budista alcança a energia e disposição para mudar o que pode ser modificado, consegue a coragem e a serenidade para aceitar o que não pode ser alterado, e obtém o discernimento para distinguir uma coisa da outra.

O Buddha é o homem desperto ou iluminado que tomou plena consciência do significado da vida e do caminho que liberta o ser humano do sofrimento. Tomamos refúgio no Buda por ser ele o Sábio, o Conhecedor de tudo, aquele que com sua Compaixão indica ao homem o Caminho que o aliviará da angústia e do sofrimento.

O Dharma é a Doutrina que expõe a Lei Suprema que fundamenta e rege toda a existência e que, quando compreendida e assimilada, liberta o homem do sofrimento e lhe proporciona a mais profunda e inquebrantável paz de espírito. Tomar refúgio no Dharma é assumir o compromisso de aprender com constância e assiduidade, ou seja, ser um Eterno Aprendiz.

A Sangha é a Comunidade formada pelos fiéis discípulos do Buda, que vivem no seio da sociedade maior, em harmonia e fraternidade, respeitando a Vida, em todas suas manifestações, sempre assíduos em ouvir o Dharma e sempre prontos para transmitir sua fé, o amor e a compaixão aos demais.

Vejamos o que nos diz Joseph Goldstein, em "The Experience of Insight":
"Tomar refúgio no Buda significa reconhecer a semente da iluminação que está dentro de nós mesmos, a possibilidade de libertação. Também significa tomar refúgio naquelas qualidades que o Buda corporifica; qualidades como destemor, amor e compaixão. Tomar refúgio no Dharma significa se abrigar na lei, no modo como as coisas são. É reconhecer nossa submissão à verdade, permitindo que o Dharma se desdobre dentro de nós. Tomar refúgio na Sangha significa aceitar o suporte da comunidade, de todos nós ajudando uns aos outros em direção à iluminação e à liberdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário